quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Cães de Aluguel - Ou como Tarantino Fez o Filme que Todos Queriam Ver



Bom, como o título do post diz: Sim, esse foi o filme que todos que viviam o começo dos anos 90 pediam pra ver.
Agora...porque isso? Porque essa tietagem toda com um filme qualquer, feito por um diretor qualquer, com um elenco qualquer numa época qualquer? Porque a pessoa que se pergunta tal coisa, é no mínimo um brincalhão(meu caso).

Este filme é tudo isso, pois conseguiu unir um elenco enorme, porém pouco conhecido a época. Tudo bem, Harvey Keitel já era conhecido por macheza nos filmes. Mas outros nomes eram desconhecidos, mas por causa de tarantino e de um talento que provavelmente só ele viu, de início, eles seriam grandes nomes: Tim Rotch(O Incrivel Hulk 2, Lie to Me) Michael Madsen(Thelma and Louise, Sin City) Steve Buscemi(Armagedon, Boardwalk Empire.) Chris Penn(Irmão de Shean Penn) e ainda Edward Bunker(mais conhecido pelo papel de Mr. Blue em Cães de Aluguel).

Bom, uma andorinha só não faz verão. E Tarantino sabia que um elenco desses, deveria, além de ser bem dirigido, deveriam também ter que ser saciado com um roteiro/história impecável. E ele lhes apresenta "Reservoir Dogs" Sangue, diálogos cortantes e cenas que beiram a loucura.

Tarantino, faz vários experimentos com o sangue em seus filmes. Em cães de aluguel ele pediu que fosse de uma cor diferente, vermelho mas diferente, tudo isso para que o impacto causado não passasse pela simples "violência por violência". Ou seja, violência pura que não serviria de nada. Ele não queria isso, e conseguiu fazer com que o sangue mostrado no filme causasse um impacto mais artístico que emocional.
O excesso de sangue é um elemento constante nos filmes de tarantino.

Mas tudo isso bem colocado por ele. Então o filme se segue com uma história central que por vezes passa despercebida, diante dos conflitos vividos pelos bandidos(personagens). Esse filme é puramente o começo dos anos 90, e magnificamente regido pelo som da rádio de K-Billy.

O Pop, é outra carta na manga de Tarantino, com Cães de aluguel: Ele consegue retratá-lo sem deixá-lo idiota o suficiente pra ninguém gostar. E diga-se pop de popular, não de uma patricinha cantando sobre como ela gosta de derrubar paredes, fazendo sabe-se lá o que. E o melhor, é que ele fala sobre isso! Num momento em que todos estão reunidos e eles decidem filosofar sobre o que se trata a música "Like a Virgin" da Madonna. As descrições são um tanto quanto interessantes.



Por fim, e sem querer dar Spoiller, essa é uma EXCELENTE dica de filme para se assistir, e se ainda não viram, realmente estão perdendo de ver uma das obras primas do cinema e de Tarantino. E pra quem não sabe esse não foi o primeiro filme de Tarantino, foi o segundo! O desdeixo do filme é inimaginável e totalmente previsível ao mesmo tempo. Mas o que o torna imprevisível são os acontecimentos que o antecedem. Orelha cortada, rio de sangue e uma amizade estranha para dois bandidos. É o que você tem perto do final(mentira, tem mais coisa, mas não vou contar haha).

Bom, vale a dica de filme, e de leitura! Sim, se não me engano esse roteiro pode ser encontrado na internet. Então, Fiquem com Deus e tenham uma boa sexta. Nada de sangue nem violencia(só nos filmes hein?).

Nenhum comentário:

Postar um comentário