Olá gente boa =D esse aqui é um dos posts especiais sobre o qual eu falei no ultimo Retrodigital Recomenda. O primeiro deles é sobre Star Wars, e demorou pra sair porque é um pouquinho maior que os outros, ok? Mas isso não é nada que deixe magoada a preguiça, é só um pouco a mais de leitura. Pois então, STAR WARS, há quem diga, ou desconfie de que esta é a maior epopéia do cinema já criada. Eu não desconfio, tenho certeza. Existe o cinema antes de Star Wars, e depois de Star Wars, ou seja, a saga de Anakin Skywalker, passando pelo bem, e pelo mal, e voltando ao bem no final de sua vida é algo surpreendente. A força, o código Jedi, as explicações de Mestre Yoda sobre tudo isso, podem ser revistas ao ponto de se parecerem até com o Cristianismo. A força sempre é mencionada, e a força está presente em tudo. Mas agora não é hora de se discutir esse tipo de coisa. O importante é: Ver que o que George Lucas fez. Ver todas as suas 'sacadas' e descobrir o porque de Star Wars ser o que é hoje, e mais: vai continuar sendo.
Pois então, o primeiro ponto, o projeto chamdo Star Wars. De início, como é sabído por muitos, ele não foi aceito por vários estúdios. Ele consegue por o filme junto da Fox, após Loucuras de Verão , que faz com que ele seja realmente reconhecido. O passo de gigante de Lucas, começa aí: Ele consegue o financiamento de 8 Milhões de doláres, e exige no contrato que todos os filmes realizados após o primeiro(sequencias) seriam realizados por ele com todos os direitos dados a ele. Pois então, o motivo de ele ter dividido tudo em 6 partes, e começado pela 4° parte(episódio IV, A ameaça Fantasma) é que este era o mais viável economicamente, posteriormente ele não viria a se preocupar mais com isso :x .
Então, olhando para estas duas imagens, é muito difícil que alguém não saiba o nome de pelomenos um destes personagens que aparecem, Leia,Luke, C3PO, Han Solo, Alguns vão além e citam as X- Wings, do primeiro poster. Isto é mais uma jogada de George Lucas, saber trabalhar com um público que até pouco tempo não tinha vez, saber trabalhar personagens consistentes e que (denovo bato na tecla) não são presos em diálogos mentais sem sentido sobre o porque do porque de não sei o que. Não, eles são reais, é fácil de você imaginar uma galáxia não tão distante, num futuro não tão distante, em que todos esses eventos possam ocorrer. Isso atraiu os cinéfilos em geral, e todos os outros tipos de entendedores de cinema. Agora outra parcela, é a que gosta dos efeitos especiais(nós), que gostaram dos sabres de luz cortando o ar, e outros pedaços de coisas. As pessoas que gostam de viajens interplanetárias, e acham que a Milenium Falcon é a nave mais rápida da Galáxia. George Lucas olhou para todas as pessoas. O que muitos não entendem, é que Star Wars não foi uma 'Zebra' foi uma das maiores jogadas de marketing da face da terra, criada por uma das maiores mentes já vistas. Vejam bem, com o momento dos anos 70, quando o filme é lançado? Guerra Fria, Hippies, Vietnam. Isso tudo cansou as pessoas, elas estavam cansadas de serem bombardeadas com coisas as quais não queriam. É aí que entra a sábia mente de George(se os deuses do VFX's permitem-me chamá-lo pelo primeiro nome): Ele da as pessoas não o que elas querem, mas da algo que possa levá-las a fugir daquele momento. Como nada era apresentado, elas passam a gostar de Star Wars, por ser a única coisa que deixa a guerra legal. Ora, o mal é representado por uma serie de fatores em Star Wars, mas não é brutal. É isso, não é brutal, Darth Vader é feio, Darth Vader é mal, mas ele não faz brutalidades, insanidades, e mais: Ele não faz por ser mal, faz por ter sido enganado e não saber disso. Ou seja, uma série de fatores, entre eles: A força, os ensinamentos da força, mestre yoda e toda sua sapiência, a benevolência de Luke, a sagacidade de Han, a Princesa Léia em si, o Chewbaca e seu jeito 'fofo', os Wookies, C3PO, tudo isso conquista variados tipos de fãs, não só os nerds. É o que conquista até hoje.
Outro ponto interessante, é a trilha sonora. George Lucas não opta pelo comum, haja visto que na década de 70 os sintetizadores já haviam sido criados, bandas com sons diferentes já existiam, seria uma boa jogada, quem sabe. Mas ele faz diferente: Primeiro ele contrata John Williams(que já era conhecido de Spilberg, pois trabalha em Jaw(Tubarão)de Steven Spilberg), e depois coloca a Orquestra Sinfônica de Londres para tocar a música tema de Star Wars. E pasmem: Ficou tão bom, que ainda é usada e nunca foi esquecida até hoje, ficou tão bom que alguns executivos disseram o que sabemos hoje: Star Wars mudaria a história do cinema. Músicas cantadas, se não me engano não existem no filme. Mas a trilha sonora é sempre impecável. Narrando de forma clara em qual momento do filme ela se encontra, e faz você se encontrar com o filme.
Pois bem, agora, a parte que uma maioria esperava, os efeitos especiais. Pois então, Star Wars da ao mundo o que há muito ninguém conseguia: Dar efeitos especiais de qualidade para a época. Efeitos como os até então magníficos, de King Kong em 1933 ou mesmo os do um pouco anterior a Star Wars, Tubarão, de Spilberg. Vamos lá. A grande ideia de Star Wars é dar nova cor, a velhas paredes. Do que eu falo? Guerras, soldados, armas, sabres, lutas, religião, condutas, doutrinas, roupas, reinos, reinados, províncias, arnimais, planetas, línguas, exatamente tudo. Falemos sobre alguma dessas coisas-e saiba desde já que tudo isto sobre nova roupagem, se refere ao que foi dito antes em relação a tirar o público do que não lhe agradava- a primeira é a guerra, em si. A guerra não é boa, todos sabemos, mas não há quem não se impressione com a batalha de Yavin. Onde aparecem os Atat's, naves mais robustas, e os Storm Troopers. Esse útimo, para mim é um ponto crucial no universo de Star Wars. O stormtrooper é o carro chefe de todos que gostam de ação. Tudo bem, se conhece seu destino, se conhece de onde vieram, são clones, sim. Mas são além de tudo os soldados mais incríveis já vistos, usam armas a laser, usam uma roupa de proteção, e o melhor e que fascina mais: Seu capacete. Aqui vão algumas imagens sobre o que eu falei, mas antes, este tópico também é relacionado ao design, note que Darth Vader e sua armadura, tem alguns toques dos samurais, perceba pelo seu capacete por exemplo.
Perceba que há uma evolução na roupa, e nos capacetes, o primeiro é o modelo que aparece nos primeiros filmes, o segundo é do Episódio 3.
Aqui é o famoso AT-AT, que aparece no filme O império Contra Ataca. No filme, percebe-se o uso do Stop Motion, para fazer os movimentos dele.
Perceba que Luke, fez o que Darth Vader não conseguiu: Não ir para o lado negro, foi extremamente tentado, mas não o fez.
Os sabres de luz? Porque fascinam tanto? É fácil: As pessoas são fascinadas pelo medieval, Star Wars apenas repagina isso tudo, coloca ao invez de espadas de 10 quilos, sabres de luz que pesam gramas e fazem estrago muito maior. Coloca toda a sabedoria do universo, ou quase toda, num ser que mede menos de meio metro: Yoda
Princesa Leia e Han Solo fazem o casal perfeito, os dois são geniosos.
Então, é assim que Star Wars conquista fãs até hoje, seja de qual idade for, Star Wars é uma fábrica de fãs, é unindo o bom ao agradável, um medievalismo mascarado há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante... hehe
E depois de ter falado tanto sobre o filme, deu saudade do Chewbaca e companhia, vou assistir. Então é isso aí, esse foi o Post Especial da RetrodigitalVFX sobre Star Wars, espero que tenham gostado =D Fiquem com Deus e ótimo final de semana, e hoje tem retrodigital recomenda. E mais uma coisa, não deixem de entrar em nossa página do Facebook, e marcar presença no lançamento da produtora, no Yo Tube, dia 1° de agosto, às 9 horas. Então, que a Força esteja com Vocês!
Que a força esteja com vocês!
ResponderExcluirJá assisti o documentário Império dos Sonhos inúmeras vezes, pra quem é fã, sabe que a força estava ao lado de Lucas.
ResponderExcluir