sexta-feira, 1 de julho de 2011

Trilhas Sonoras - O motor sonoro dos Filmes

Um filme, ainda mais hoje em dia, não é filme sem uma trilha sonora de peso. A trilha sonora não é apenas uma, trilha sonora, geralmente são duas: Uma feita por músicas geralmente conhecidos, e a outra, geralmente toda instumental que é feita também por músicos, mas dessa vez músicos instrumentistas e com carreiras altamente invejáveis, a exemplo de Hans Zimmer(Trilha sonora Inception, Gladiador, Falcão Negro em Perigo) e John Powell(Trilha sonora Hancock, Jumper). Estas trilhas sonoras, que são basicamente os altos e baixos dos filmes, como por exemplo Death and Transfiguration que narra(atravez de seus altos e baixos) os próprios momentos de glória, fraqueza, e força de Hancock. Ou seja atravéz desses incríveis sólos instrumentais e composições, o filme ganha força temática e muitas vezes emocional. Mais pro final do post, vamos por algumas trilhas sonoras ;)

Então, ao se criar uma trilha sonora, deve-se perceber as diferentes nuances do filme. Deve-se saber se ele pede algo mais rápido, algo mais pesádo ou mesmo algo mais impactante. Como é sempre bom demonstrar dando exemplos, aqui vão algumas trilhas sonoras(em video, direto do YouTube).
E claro que não podemos esquecer Danny Elfman que criou a espetacular trilha sonora de Batman, Homem-aranha, entre outras clássicas...

A primeira, exemplifica o que eu disse sobre algo pesado, impactante ou rápido:
 Perceba que a música, está no tom do filme, naquele tom de inesperado, mas que não lhe deixa suficientemente espantado para se perder do filme, o mesmo vale para a música.

Eu sou suspeito pra falar por ser fã do filme, mas Hancock é um personagem com uma carga emocional altamente significativa para o filme, e para o próprio personagem. Apesar do filme se tratar não de como ele ganhou os poderes, ou com quem ele luta, e sim na sua imagem pública e vida pessoal, e também do filme ser um tanto comédia, existem momentos no filme que Hancock é levado ao extremo de suas próprias capacidades de se manter calmo, por exemplo(naquele momento em que ele está se entregando, isso é um tanto triste). Então, a trilha sonora composta por John Powell para o filme combina muito bem com tais momentos de fraqueza e força de Hancock em meio a sociedade.

Dando continuidade ao post, agora falaremos um pouco das trilhas sonoras compostas por artistas de renome e que são além de instrumentais cantadas, estas, por serem mais populares acabam 'encantando e tragando' mais fãs para o filme, a exemplo da exímiamente bem composta trilha sonora de Watchmen que conta com sucessos dos anos 60~70, e 80. Aqui estão algumas dessas músicas:

Simon and Garfunkel com The Sound of Silence: 
Esta é uma linda música, de verdade e vale apena escutar, ela toca no momento em que o Comediante está sendo enterrado e todos os heróis da segunda geração estão presente, ao menos os que continuam vivos.

Aqui está outra, Nena 99 Luftbaloons. Esta toca quando a Espectral dois está se encontrando num restaurante com o NightOwl(é bem anos 80 mesmo a música e a cena do filme, na verdade, Watchmen por inteiro é bem anos 80 asuhashau)

Outra música presente no filme é a de Jimmy Hendrix 

Agora, vamos a outros filmes com trilhas sonoras bastante conhecidas, como por exemplo, o sempre bem vindo Transformers, em que todas as principais músicas dos 3 filmes são de Linkin Park(perdoe-me se no 3° não for, ainda não vi :X)

Steve Jablonsky assinando as trilhas de Transformers.

No primeiro eles aparecem com What I've Done:

No 2° com "New Divide"
E no 3° com "Iridescent"

Note que todas as músicas dos filmes de tranformers, feitas pelo Linkin park tem a ver com o filme, e com a ideia principal do filme, veja: No 1° A música e What I've Done, o clipe se passa numa geleira, eles estão falando sobre o que o homem fez, basicamente. No primeiro filme de transformers a lição que o filme passa, é que ainda podemos fazer alguma coisa pelo mundo, e que ainda existem pessoas que acreditam nisso(mesmo que sejam robôs enormes de 10 metros de altura aushaus) mas existem. E por aí vai :)


Então, este é mais um posto do Blog RETRODIGITAL VFX, agora vou citar algumas músicas pra vocês checarem no you tube, ou onde quiserem, até a próxima e que a força esteja com vocês :)

Top Gear Soundtrack
Survivor - Eye of Tiger
Take That - Love love
Offspring - I Want you Bad
Bucket head - Star Wars Theme(hehe)
Star Wars Theme

E agora, a preguiça bateu :X asuahsuhsauhu to brincando, bom são essas, deem sujestões nos comentários, e nos digam se estamos fazendo algo bom, dependemos de vocês, então, até a próxima pessoas \O/

Nenhum comentário:

Postar um comentário