segunda-feira, 11 de julho de 2011

A de Indiana Jones: Um pé no passado e outro no futuro dos efeitos especiais

Henry Jones Júnior é um indivíduo com vida dupla: além de um pacato professor de Arqueologia, é um aventureiro destemido e pouco convencional, que usa uma pistola, um chicote e um inseparável chapéu e é mais conhecido por Indiana, apelido tirado do nome do cão que tinha quando criança (na vida real, o cão pertencia a George Lucas). A maioria de suas aventuras ocorre na década de 1930. No primeiro e terceiro filmes, o herói enfrenta forças nazistas que querem se apossar de famosas relíquias judaico-cristãs, a Arca da Aliança e o Santo Graal, respectivamente, com o intuito de utilizar seus poderes para o mal. O segundo filme ambienta-se na Índia, então colônia britânica, e mostra o arqueólogo em busca das Pedras de Sankara. No quarto filme, ambientado em 1957, Indiana tem que impedir que a lendária Caveira de Cristal de Akator caia nas mãos de agentes soviéticos. Agora vamos aos filmes... Mas antes, perceba que duas mentes como a de Spilberg e George lucas, são capazes de produzir coisas realmente épicas, e o melhor, por nos roteiros fatores histórico-culturais reais ou mesmo míticos, para criar uma das séries de filmes mais bem remunerada e aclamada por fãs e crítica. Agora sim:


Os caçadores da Arca Perdida




Dessa cena ninguém esquece

Os Caçadores da Arca Perdida (também conhecido como Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida) é um filme de 1981 de ação-aventura, dirigido por Steven Spilberg, produzido por George Lucas e estrelado por Harrison Ford(Han Solo), em ordem cronológica é o segundo da série. O enredo do filme está em torno da procura Nazista da Arca da Aliança, pois Hitler acredita que  ela tornará o exército dele invencível.
O filme originou-se com o desejo de Lucas de criar uma versão moderna dos seriados da década de 1930 e 1940. A produção foi baseada em Elstree Studios , na Inglaterra, mas as filmagens também aconteceram em La Rochelle , Tunísia , Hawaii e Califórnia de junho a setembro de 1980.
Lançado em 12 de junho de 1981, Os Caçadores da Arca Perdida vira um dos filmes mais vistos, comentados e bem aclamados pela crítica até hoje. Sua bilheteria é uma das maiores até hoje, e o filme consegue criar de forma interessante, o míto chamado Indiana Jones.

O filme ganha quatro Oscars( Melhor Direção de Arte , Melhor Edição , Melhor Mixagem de Som , Melhores efeitos visuais ), O que pouca gente esquece, e que vamos falar agora é: Sons, também são efeitos especiais! Sim! E não falo da trilha sonora não, falo de explosões, sons de objetos, sons de todos os tipos de coisa, tanto, que a academia possui um prêmio especial para esse tipo de coisa. O filme deu origem a 3 sequencias(que falaremos sobre elas), 15 jogos de video game. O filme é tão importante para os Estados Unidos que em 1999, o filme foi incluído na Biblioteca do Congresso, na National Film Registry como tendo sido considerado "culturalmente, historicamente ou esteticamente significativo"




O templo da Perdição




Aqui Indiana está fugindo de alguns capangas(Thuggees), essa cena aé importante
devido ao perigo apresentaod nela, uma ponte cai, com 3 pessoas
se segurando nela, mas veja tudo feito por profissionais,
falo do perigo descrito na cena.

Indiana Jones e o Templo da Perdição é de1984 dirigido, claro, por Steven Spielberg . É o cronologicamente primeiro filme da saga, serve de prequel para o primeiro filme. Quem vê o filme sente de cara um traço um tanto obscuro, devido à magia e cenas mais fechadas que acontecem no filme. Fora que o filme trata sobre abuso infantil, em relação ao trabalho. Esse filme recebe críticas mistas, mas não foram lá muito favoráveis. Além do que. devido à essas cenas de  violência, o filme ajuda a criar a classificação PG-13. Os efeitos especiais não são os maiores fortes desse filme, mas existe um ou outro, assista o filme(vale a pena).

A ultima Cruzada


Sean Conory interpreta seu Pai, os dois ficaram muito bem juntos no Papel
existem cenas cômicas que ganharam força junto deles dois.


Indiana Jones e a Última Cruzada é 1989, e é co-escrito por George Lucas . É o terceiro filme da franquiaIndiana Jones . Harrison Ford reprisa o papel-título e Sean Connery interpreta o pai de Indiana, Henry Jones, Sr. Alison Doody , Denholm Elliott , Julian Glover , River Phoenix e John Rhys-Davies também têm destaque os papéis . Neste filme, existem cenas interessantes, como por exemplo a de um tanque perseguindo-os, o interessante dos filmes da série de Indiana Jones, é o uso de efeitos especiais simples, em que se usam na maioria das vezes dublês, mas fala sério, ninguém se esquece daquela pedra gigante correndo atráz deles, provavelmente aquilo era de algum material que não pesava nem 100 quilos direito. O filme, é uma contra-reação ao um tanto obscuro Indiana Jones e o Templo da Perdição, ele é realmente um filme consideravelmente melhor, não que o segundo da série não tenha sido, fora que aqui, já estamos em 1989, e os efeitos especiais já viram Star Wars por exemplo.

O reino da Caveira de Cristal





Aqui há outra união ''feroz" Shia Labeouf junto de Harrison Ford, é uma forma
de deixar o pesronagem mais interessante e amigável.


O filme se ambienta no período da guerra fria, não me venham com essa de pós segunda guerra mundial, é guerra fria(afinal de contas, tudo depois dela é pós. Sendo assim, ponhamos os pingos nos I's). Pois bem, o filme começa nos E.U.A, a área onde ele está é usada para testes nucleares, aí sim meu amigo, aqui neste filme, os efeitos especiais me fazem ficar arrepiado, começando com a bomba atômica que é detonada, e a incrível sapiência de Indiana, se esconder dentro de um isolante atômico natural(né?): A geladeira. Ele se esconde nela, e você vê uma das cenas mais legais do filme, a bomba detonando toda uma cidade, acreditem: Uma cidade cenográfica com pessoas e tudo que você imaginar, mas todos eram bonecos! Persoem-nos, não encontramos imagens. Mas com esse comecinho do filme, você já percebe: o filme é dos mais bem trabalhados nos efeitos especiais, tanto visuais quanto sonoros, quesito esse, que é muito bem feito desde o primeiro indiana Jones, é como se O reino da Caveira de Cristal, fosse um Call of Duty Modern Warfare 2, vem só pra melhorar ainda mais a boa fama da série. Sendo assim, o filme além de ser altamente recomendável para estudo de por exemplo fotografia e sons, é també muito recomendado para você assistir com quem se Ama, sendo da família, amigo, ou melhor: Namorada(o).

P.S.: Não esqueçamos também da incríve jogada de Marketing da lego, representando filmes como INdiana Jones e Star Wars, tudo em Lego, ok? Filme bom é assim, usa todo tipo de mídia e caracterização para a promoção, pensem nisso, é interessante não?
Então, esse é mais um post da RetrodigitalVFX, e só pra lembrar, não esqueça de estar no nosso canal, no dia 1 de agosto, as 9 horas para o lançamento do video oficial da produtora!

A sim, e se você quiser, estamos fazendo camisas da Retrodigital, 10 reais só. Gostou? Entre em contato conosco ;)

Um grande abraço, fiquem com Deus e até a próxima.


2 comentários:

  1. Demais, muito bom mesmo, o engraçado é ver que o Sean Connery parou no tempo.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, ele realmente parou no tempo, muito obrigado pelo comentário,volte sempre e continue comentando, abração!

    ResponderExcluir