terça-feira, 28 de junho de 2011

TRANSFORMERS -- A Epopeia mecânica de 3 capítulos

Bom, como o título sugere, o post será sobre transformers. Bom, consideramos isso um bom início já que o blog é sobre filmes e efeitos visuais. Pois bem, transformers segue a onda de filmes nerds pra nerds mas que conquistam a todos. O que é transformers? Diaxo era isso? Transformers foi uma série de brinquedos, que depois virou desenho animado, eles vieram para a terra pois o planeta deles foi devastado por uma guerra entre os Autobots e Decepticons, e a terra é o local escolhido por eles para refúgio. Basicamente é isso, e eles se transformam em carros para se esconder e vez ou outra quebram pau com os decepticons que querem dominar a terra para terem seu próprio mundo.

Isso é a história do desenho, que é bem contada no filme, que é o ponto principal do post. Então o filme, como todo bom blockbuster, tem que ter um diretor a altura, porque né? Robôs + carros + robôs do bem e do mal lutando = BUUUUUUUUUUUUUM . E na atualidade, digam-me, qual diretor que desde o início de sua carreira é uma verdadeira fábrica de explosões? OMG quem? Michael Bay(vejam a cara de maníaco incendiário dele). Então, desde os seus primeiros filmes, como Bad Boys que pode ser chamado de "filme dos policiais bacanas que explodem meia cidade" ele apresenta toda sua capacidade de unir:
1° personagens cativantes(engraçados, com falas e frases bem feitas, e que dizem ao público: Ei, nós amamos vocês)
2° Vilões engraçados e maus de verdade, veja, vilões vão de traficantes a robôs de 10 metros de altura)
3° VISUAL EFECTS de primeira linha, esse é o ponto crucial que faz de Michael Bay o mago dos efeitos, e não me venham falar da galerinha azul. Efeitos especiais vão além de usar tudo que você tem nas mãos pra encantar(encher linguiça) Michael Bay não, ele consegue com pouca coisa, criar cenas de ação total e insana, vide Bad Boys e a perseguição mais insana que eu já vi em todo minha vida: Pouca tecnologia, muito trabalho e o resultado é uma Ferrari de alguns milhões sendo tentada a ser destruída por carros que caem de um caminhão. (Ok, é 3D e tudo mais, mas a cena é insana)
4° Momentos em que você realmente se pergunta: LOL o que vai acontecer? Pode-se perceber isso vendo seus filmes de terror, como o Massacre da Serra Elétrica.
5° Achar os atores certos, pras coisas certas.

Então, vendo esses itens, principalmente o 5°, você tem as explicações para tudo.
Shia Labouf(pronuncie isso bêbado), Megan Fox(né?), Josh Duhamel e uma série de outros atores como John Voight, e Tyrese Gibson(vulgo Roman Pierce). Pois bem, e os efeitos Especiais Retro? Calma rapaz. Estão aqui: Vou começar a falar de verdade sobre eles, ma o que eu quero que saibam é: Michael Bay faz bom uso do que tem a mão, seja um orçamento milionário ou não, suas explosões são sentidas aqui e na China. Em Transformers(o primeiro) Percebe-se isso, tudo bem, o orçamento foi insano, mas o que ele fez foi mais insano aina: Por Robôs gigantes brigando no meio de uma cidade é pouco? Tudo bem, Fazer a história vir de muito antes, tipo na época de Roosevelt, é pouco? Então eu vou por a carta que vai ganhar o jogo pra muitos: Megan Fox, esse ser chamado Michael Bay, é tão inteligente, que além disso tudo, conquistou os 'não nerds' com uma 'gostosa', então é o sonho americano no cinema: Carrões que viram robôs e uma gostosa no capô dos carros. Ganhou né? Não pra mim, pra mim o que ganha nesse filme são os efeitos especiais. É o Bamblebee perdendo as pernas, é o Iron Hide sendo rasgado ao meio, É Optimus Prime lutando no ar contra Megatron. São os transformers em meio a toda uma cidade, e o melhor: Eles realmente parecem reais, parecem fazer parte daquilo tudo, é como se você tivesse a certeza, de que um dia os Autobots vão vir pra terra. É como se fosse realmente real. Eu Robô é interessante, mas Transformers é melhor!
Pois bem, algumas cenas para ilustrar o que eu digo:

Fala sério, qual diretor faz isso? Essa cena é tão real, que poderia ter sido feita toda em computador, ou melhor ele pode ter posto busto de robôs. Bom, eu não sei direito o que ele fez, mas não é qualquer um. Mas essa cena(que não é só poster, acontece mesmo) explica bem o que foi dito: Ele consegue aliar o que ele tem, e multiplicar isso. Como? Inteligencia, visão, ele sabe onde por uma explosão, e por qual ângulo filmar, não é qualquer um.




Cena 2:

Aqui fica bem ilustrado o que eu disse sobre as explosões e os angulos: Percebam que as pernas dos personagens principais(Shia e megan) estão meio inclinadas, os dois soldados estão mais a frente, e o melhor, a explosão está numa direção contrária e o que você tem é uma composição de momentos, cores, cenas e personagens difícil de se ver, até nos mais comentados filmes, como o do povo azul, que eu não gosto. Deslikes a parte. vamos a mais uma cena:


Cena 3: 
Aqui vamos ao próximo item: Megan Fox, esta moça, até então desconhecida, foi trazida(é correto, mas caiu em desuso) por Michael Bay para animar o filme, veja: Shia é nerd, ela é a mais bonita da escola, e o sonho dele é ela. Ou seja, o que todo nerd sente. Ou seja: Michael Bay faz o nerd se identificar com o filme. Fora que Megan fox faz o resto do público se 'identificar' com ela. Não menosprezando o talento da moça, claro.
Cena4:                                                                                                                                                        
Aqui vemos todo o potencial de Michael Bay e os efeitos especiais, percebam: Essa é uma cena que não foi criada em computação gráfica, é dos sets de filmagem(pasmem). Então vamos aos elementos presentes na imagem: 1- A destruição, 2- A explosão, 3- A CIDADE. Pois bem, um fato que me chama atenção em filmes, sempre é a cidade, um exemplo é Os Reis da Rua, Velozes e Furiosos, eu gosto da Los Angeles que é apresentada pelos diretores e roteiristas, é a Los Angeles dos Guetos, é de fato. Mas não perde a sua beleza. Esse é o ponto diferencial das produçõese que mostram por exemplo Rio de Janeiro e Los Angeles: Brasileiro só mostra o que tem de pior(ótimo cartão postal) nos E.U.A se mostra tudo, bom e ruim. Então, voltando. O elemento que quero atentar(vou pertubar ele sahsuh) é a capacidade que este cidadão tem de usar a cidade como um personagem imparcial, nas brigas, corridas, e cenas em geral. O que quero dizer com isso é que ele consegue por exemplo por um decepticon usando um prédio largo para se esconder, ou algum autobot usando a antena de rádio de um prédio como lança. É usar árvores para fazer o cenário da morte de Optimus ser mais bucólico, e trazer um ar para a cena que não consigo definir, mas a torna amigável e ao mesmo tempo cria um contraste incrível: A Natureza e a Máquina. Ou seja, ele transfere uma carga emocional muito grande para a cena. O que é ousado em se tratando de Robôs, e é algo que torna Transformers 2 em algo um tanto falho, pois-ele mesmo admitiu- que usar personificações divinas de robôs foi algo ruim para o filme. Mas é ao mesmo tempo bom, porque não ficou algo de todo ruim, ao menos eu gostei do filme, em se tratando de ação por exemplo, não perde em nada para o primeiro filme.
Pois bem meus queridos, esse é o primeiro post do blog da Produtora Retrodigital VFX, aqui bons assuntos serão tratados, e análises técnicas de filmes serão feitas, e alguns elementos até serão desmistificados ou idenificados e explicados.
Quero dizer também que não somos Fan Boys de nenhum diretor, apenas damos os créditos aos que merecem, como por exemplo, Peter Jackson, e acho bom que ninguém fala mal dele u.u
Brincadeiras a Parte, estamos indo bem, e vamos melhorar ainda mais, dúvidas, comentários, reclamações, não gostou, gostou e quer agradecer, o espaço de comentários é de vocês :)
reclamações, não gostou, gostou e quer agradecer, o espaço de comentários é de vocês :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário